Interface de programação de aplicativo (api)

Definição – O que significa Interface de Programação de Aplicativo (API)?

Uma interface de programação de aplicativo (API) é um conjunto de protocolos, rotinas, funções e / ou comandos que os programadores usam para desenvolver software ou facilitar a interação entre sistemas distintos. APIs estão disponíveis para uso desktop e móvel e são normalmente úteis para programar componentes GUI (interface gráfica do usuário), bem como permitir que um programa de software solicite e acomode serviços de outro programa.

Definirtec explica a interface de programação de aplicativos (API)

Uma API pode ser vista como composta por dois elementos fundamentais: uma especificação técnica que estabelece como as informações podem ser trocadas entre os programas (que por sua vez é composta por protocolos de solicitação de processamento e entrega de dados) e uma interface de software que de alguma forma publica essa especificação.

O conceito básico por trás da API existe de alguma forma em toda a história da tecnologia digital, já que a interação entre programas exclusivos e sistemas digitais tem sido um objetivo principal durante grande parte da existência dessa tecnologia. Mas com o surgimento da world wide web e o subsequente boom das pontocom na virada do milênio, o incentivo para essa tecnologia atingiu um nível sem precedentes.

A API tornou-se especialmente proeminente no crescente setor comercial da rede mundial de computadores no início de 2000, quando a Salesforce.com incorporou a tecnologia em sua plataforma para ajudar os clientes a compartilhar e transmitir dados em seus diversos aplicativos de negócios. Logo depois disso, o eBay começou a lançar tecnologia semelhante e, com o surgimento da mídia social, alguns anos depois, empresas como Flickr, Facebook, Twitter e Instagram começaram a fazer o mesmo.