Definição – O que significa Tipo de Dados Primitivo?
Um tipo de dados primitivo é um tipo de dados embutido em uma linguagem de programação ou um que pode ser caracterizado como uma estrutura básica para construir tipos de dados mais sofisticados. Os programadores geralmente estão familiarizados imediatamente com os tipos de dados primitivos usados na codificação, que não envolvem conjuntos de dados mais sofisticados para uma representação eficaz.
Definirtec explica o tipo de dado primitivo
Exemplos de tipos de dados primitivos incluem inteiros, números de ponto flutuante e caracteres individuais no texto. Cada um desses tipos de dados primitivos é um exemplo de algo que não requer uma grande quantidade de dados para representação. Os caracteres simplesmente correspondem a um único ponto de referência em um gráfico ASCII. Inteiros são números que não precisam de identificadores complexos, como expoentes e pontos decimais. Os valores booleanos requerem apenas uma escolha binária entre dois valores possíveis.
Outros tipos de dados podem ou não ser primitivos, dependendo do projeto de uma linguagem de programação ou sistema. Um exemplo comum são strings. Uma variável de string é uma coleção de caracteres reunidos em uma única variável dinâmica. As linguagens de programação funcionam em strings para alterá-las conforme necessário. Nesse caso, se uma string for construída em um programa ou tiver um tipo específico de suporte, ela pode ser chamada de tipo de dados primitivo. No entanto, ele não compartilha alguns dos elementos básicos de design dos tipos de dados primitivos discutidos acima.
Outras explicações específicas de tipos de dados primitivos incluem a ideia de que um tipo de dados primitivo não pode ser dividido em um tipo de dados mais simples. Outros explicam tipos de dados primitivos contrastando-os com classes definidas pelo usuário, classes mais sofisticadas que são criadas pelos usuários, enquanto tipos de dados primitivos já foram criados pela plataforma ou interface que o programador ou desenvolvedor está usando. Essas explicações ajudam a explicar por que um tipo específico de variável pode ser considerado um tipo de dados primitivo em uma linguagem, mas não em outra. Outros especialistas podem contrastar tipos de dados primitivos com tipos de dados derivados, que são criados usando coleções de tipos de dados primitivos. Como resultado, eles podem ser divididos em elementos mais básicos do que os tipos de dados primitivos.