Definição – o que significa a sequência de Fibonacci?
A sequência de Fibonacci é uma sequência de números em que cada número sucessivo na sequência é obtido pela adição dos dois números anteriores na sequência. A sequência recebeu o nome do matemático italiano Fibonacci. A sequência começa com zero e um e continua como 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55 e assim por diante. A sequência de Fibonacci é amplamente utilizada em aplicações relacionadas à matemática, ciências, computadores, arte e natureza.
A sequência de Fibonacci também é conhecida como série de Fibonacci ou números de Fibonacci.
Definirtec explica a sequência de Fibonacci
A sequência de Fibonacci é uma sequência simples, mas completa, ou seja, todos os inteiros positivos na sequência podem ser calculados como a soma dos números de Fibonacci com qualquer número inteiro sendo usado no máximo uma vez. Semelhante a todas as sequências, a sequência de Fibonacci também pode ser avaliada com a ajuda de um número finito de operações. Em outras palavras, a sequência de Fibonacci tem uma solução de forma fechada. A regra geral para obter o enésimo número na sequência é adicionando o (n-1) o termo e o (n-2) termo anterior, ou seja, xn = xn-1 + xn-2.
A sequência de Fibonacci tem sido usada em muitas aplicações. Algoritmos de computador, como as técnicas de pesquisa de Fibonacci e a estrutura de dados de heap de Fibonacci, usam a sequência de Fibonacci, assim como os algoritmos de programação recursiva. Outro uso da sequência de Fibonacci são os gráficos chamados cubos de Fibonacci, que são feitos para interconectar sistemas distribuídos e paralelos. Alguns geradores de números pseudoaleatórios também usam números de Fibonnaci. A natureza também faz uso da sequência de Fibonacci, por exemplo, no caso de ramificações em árvores.