Simula

Definição – O que Simula significa?

Simula é o nome de uma coleção de linguagens de programação lançadas na década de 1960 na Noruega. Representa um desenvolvimento significativo nos sistemas de programação de seu tempo e foi fundamental para o avanço do uso do UNIVAC e de outros modelos de computador naquela época.

Definirtec explica Simula

Os especialistas em TI caracterizam o Simula como, de certa forma, a primeira linguagem de programação orientada a objetos (OOP). Os desenvolvedores Ole-Johan Dahl e Kristen Nygaard ajudaram a liderar a tarefa de projetar linguagens de programação em torno de objetos em vez de procedimentos ou funções lineares. A ideia de “classes” de objeto tão vital para o desenvolvimento OOP moderno também era nova para Simula.

No Simula, os objetos se comunicam por meio de mensagens, usando a ideia tradicional de emissor e receptor. Simula é aclamado como o precursor de linguagens como C ++ e Java. Simula foi útil em uma variedade de disciplinas de computação antes do desenvolvimento dessas linguagens e sistemas OOP muito mais recentes.