Definição – o que significa fonte de alimentação comutada (SMPS)?
Uma fonte de alimentação comutada (SMPS) é um circuito eletrônico que converte a energia usando dispositivos de comutação que são ligados e desligados em altas frequências e componentes de armazenamento, como indutores ou capacitores para fornecer energia quando o dispositivo de comutação está em sua não condução Estado.
As fontes de alimentação comutadas têm alta eficiência e são amplamente utilizadas em uma variedade de equipamentos eletrônicos, incluindo computadores e outros equipamentos sensíveis que requerem uma fonte de alimentação estável e eficiente.
Uma fonte de alimentação comutada também é conhecida como fonte de alimentação comutada ou fonte de alimentação comutada.
Definirtec explica a fonte de alimentação comutada (SMPS)
As fontes de alimentação comutadas são classificadas de acordo com o tipo de tensões de entrada e saída. As quatro categorias principais são:
- AC para DC
- DC para DC
- DC para AC
- AC para AC
Uma fonte de alimentação comutada CA isolada básica para CC consiste em:
- Retificador e filtro de entrada
- Inversor que consiste em dispositivos de comutação, como MOSFETs
- transformador
- Retificador e filtro de saída
- Circuito de feedback e controle
A alimentação DC de entrada de um retificador ou bateria é alimentada para o inversor, onde é ligada e desligada em altas frequências entre 20 KHz e 200 KHz pelo MOSFET de comutação ou transistores de potência. Os pulsos de tensão de alta frequência do inversor são alimentados ao enrolamento primário do transformador e a saída CA secundária é retificada e suavizada para produzir as tensões CC necessárias. Um circuito de feedback monitora a tensão de saída e instrui o circuito de controle a ajustar o ciclo de trabalho para manter a saída no nível desejado.
Existem diferentes configurações de circuito conhecidas como topologias, cada uma com características, vantagens e modos de operação exclusivos, que determinam como a potência de entrada é transferida para a saída.
A maioria das topologias comumente usadas, como flyback, push-pull, meia ponte e ponte completa, consiste em um transformador para fornecer isolamento, escala de tensão e várias tensões de saída. As configurações não isoladas não possuem transformador e a conversão de potência é fornecida pela transferência de energia indutiva.
Vantagens das fontes de alimentação comutadas:
- Maior eficiência de 68% a 90%
- Saídas reguladas e confiáveis, independentemente das variações na tensão de alimentação de entrada
- Tamanho pequeno e mais leve
- Tecnologia flexível
- Alta densidade de potência
Desvantagens:
- Gera interferência eletromagnética
- Projeto de circuito complexo
- Caro em comparação com suprimentos lineares
Fontes de alimentação comutadas são usadas para alimentar uma ampla variedade de equipamentos, como computadores, eletrônicos sensíveis, dispositivos operados por bateria e outros equipamentos que requerem alta eficiência.