Definição – o que significa protocolo transparente?
Transparência de protocolo é a capacidade de um dispositivo ou aplicativo funcionar independentemente do tipo de protocolo usado, e um dispositivo ou aplicativo que pode funcionar como tal é considerado transparente para o protocolo. O usuário não está preocupado com as operações intermediárias necessárias para converter de um protocolo para outro. Todas essas operações e trabalhos internos são completamente transparentes para os usuários e executados por conversores de protocolo em segundo plano.
Definirtec explica Protocolo-Transparente
O termo transparência em ciência da computação se refere a algo que se torna invisível ou oculto aos usuários. Um aplicativo pode exigir vários processos e operações em segundo plano que são necessários para tornar possível a interação entre as várias interfaces com as quais ele deve trabalhar. Em geral, a transparência da rede é obtida quando um protocolo é capaz de transmitir dados em uma rede de uma maneira invisível para o usuário.
O termo transparência de protocolo se refere à capacidade de um dispositivo de executar suas operações e funções sem qualquer dependência do protocolo de comunicação subjacente que é usado. Assim, um dispositivo que é transparente de protocolo pode funcionar com uma ampla gama de protocolos, e o trabalho e os módulos necessários para fornecer tal compatibilidade e interoperabilidade são desconhecidos para o usuário, mesmo se o protocolo subjacente mudar.
A transparência do protocolo é essencial para dispositivos como conversores de mídia. Por exemplo, os conversores de mídia SFP-para-SFP (plugável de fator de forma pequeno) usados para conversão de e para vários modos de fibra são transparentes para protocolo, de modo que podem funcionar com todos os tipos de protocolos de rede. Vários outros tipos de conversores de mídia, como conversores de mídia gerenciados por IP, conversores de mídia industrial, módulos conversores de mídia gerenciados e muitos outros dispositivos de rede, também são transparentes ao protocolo para permitir a interoperabilidade e compatibilidade com todos os tipos de protocolos de rede.
Dispositivos transparentes de protocolo tornam as tarefas dos usuários mais fáceis e permitem que eles se concentrem nas tarefas funcionais principais sem ter que lidar com as complexidades envolvidas na adaptação ao protocolo que está sendo usado.