Definição – o que significa Pentium 4?
Pentium 4 era uma série de unidades de processamento central (CPU) de núcleo único para desktops e laptops. A série foi projetada pela Intel e lançada em novembro de 2000. A velocidade do clock do Pentium 4 era superior a 2.0 GHz.
A Intel vendeu os processadores Pentium 4 até agosto de 2008. As variantes do Pentium 4 incluíam o código Willamette, Northwood, Prescott e Cedar Mill com velocidades de clock que variaram de 1.3-3.8 GHz.
O processador Pentium 4 substituiu o Pentium III por meio de uma microarquitetura x86 de sétima geração incorporada, conhecida como Netburst Microarchitecture, que foi a primeira nova arquitetura de chip lançada após a microarquitetura P6 no modelo de CPU Pentium Pro 1995
Definirtec explains Pentium 4
A arquitetura Pentium 4 aprimorou o processamento do chip das seguintes maneiras:
- O desempenho foi impulsionado pelo aumento da frequência do processador.
- Um mecanismo de execução rápida permitiu que a execução de cada instrução ocorresse em um ciclo de meio relógio.
- O barramento do sistema de 400 MHz tinha taxas de transferência de dados (DTR) de 3.2 GBps.
- Cache de rastreamento de execução de memória cache otimizada e unidades de multimídia e pontos flutuantes aprimorados.
- A execução dinâmica avançada permitiu um processamento mais rápido, o que foi especialmente crítico para reconhecimento de voz, vídeo e jogos.
Depois de maio de 2005, a Intel produziu processadores dual-core como Pentium Extreme Edition e Pentium D, que foi uma mudança em direção à divisão de instruções entre os processadores (paralelismo). Em julho de 2006, a Intel lançou a linha Intel Core2 de processadores quad, dual e single core.