Definição – o que significa criptomoeda?
Criptomoeda é um tipo de moeda digital que usa criptografia para medidas de segurança e antifalsificação. As chaves públicas e privadas são freqüentemente usadas para transferir criptomoedas entre indivíduos.
Como um movimento de contracultura frequentemente conectado a cypherpunks, a criptomoeda é essencialmente uma moeda fiduciária. Isso significa que os usuários devem chegar a um consenso sobre o valor da criptomoeda e usá-la como meio de troca. No entanto, como não está vinculado a um determinado país, seu valor não é controlado por um banco central. Com o bitcoin, o principal exemplo funcional de criptomoeda, o valor é determinado pela oferta e demanda do mercado, o que significa que ele se comporta como metais preciosos, como prata e ouro.
Definirtec explica criptomoeda
Gavin Andresen, líder técnico do bitcoin, disse à Forbes.com que a criptomoeda é projetada para trazer de volta uma “moeda descentralizada do povo”, tirando os bancos centralizados da equação. Como os bitcoins devem ser assinados criptograficamente cada vez que são transferidos, cada usuário de bitcoins possui chaves públicas e privadas individuais.
As transações de criptomoedas são anônimas, indetectáveis e criaram um nicho para transações ilegais, como o tráfico de drogas. Como a moeda não tem repositório central, os processadores de aplicação da lei e de pagamento não têm jurisdição sobre contas bitcoin. Para os adeptos da criptomoeda, esse anonimato é a principal força dessa tecnologia, apesar do potencial de abuso ilegal, pois permite uma mudança no poder de instituições para indivíduos.