Definição – O que significa OLE para Especificação de Controle de Processo (OPC)?
O OLE para especificação de controle de processo (OPC) se refere a uma série publicada de especificações de interconectividade de sistema padrão. Essas especificações são baseadas no objeto de componente OLE (COM) da Microsoft e nos modelos de objeto de componente distribuído (DCOM).
Todas as especificações do OPC são mantidas pela OPC Foundation, uma organização sem fins lucrativos.
Definirtec explica OLE para especificação de controle de processo (OPC)
OPC é uma série de padrões abertos para conectividade aberta. O primeiro padrão do OPC é conhecido como especificação de acesso a dados OPC (OPC DA). Existem agora centenas de servidores e clientes de acesso a dados OPC.
A tecnologia OPC tenta fornecer custos de conectividade mais baixos para fornecedores de software, enquanto fornece flexibilidade ao usuário. A especificação original padronizou a aquisição de dados do processo, que também foi usada para outros tipos de dados, como alarmes, eventos, dados históricos e dados de lote. Os usuários também podem selecionar fornecedores de software com base em recursos; e interfaces personalizadas não são necessárias.
Outras vantagens da tecnologia OPC incluem:
- Conectividade de alta qualidade: A especificação OPC DA codificou o mecanismo de interconectividade e os testes de conformidade.
- Componentes de software padronizados: permitem ciclos mais curtos de projeto do usuário, reduzindo custos.
- Confiabilidade técnica: OPC é baseado nos padrões da indústria.
- Acessibilidade: os arquivos OPC podem ser acessados por meio de utilitários ZIP.