Definição – o que significa gerenciamento de mobilidade?
O gerenciamento de mobilidade é uma funcionalidade que facilita as operações de dispositivos móveis em redes do Sistema Universal de Telecomunicações Móveis (UMTS) ou do Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM). O gerenciamento de mobilidade é usado para rastrear usuários físicos e localizações de assinantes para fornecer serviços de telefonia móvel, como chamadas e Short Message Service (SMS).
Definirtec explica gerenciamento de mobilidade
UMTS e GSM são compostos cada um por células separadas (estações base) que cobrem uma área geográfica específica. Todas as estações base são integradas em uma área, permitindo que uma rede celular cubra uma área mais ampla (área de localização).
O procedimento de atualização de localização permite que um dispositivo móvel notifique uma rede celular ao alternar entre áreas. Quando um dispositivo móvel reconhece que um código de área difere de uma atualização anterior, o dispositivo móvel executa uma atualização de localização, enviando uma solicitação de localização à sua rede, localização anterior e Identidade Temporária de Assinante Móvel (TMSI) específica. Um dispositivo móvel fornece informações de localização de rede atualizadas por vários motivos, incluindo a nova seleção de cobertura de localização de célula devido a um sinal enfraquecido.
A área de localização inclui um grupo de estações base montadas coletivamente para otimizar a sinalização. As estações base são integradas para formar uma única área de rede conhecida como controlador de estação base (BSC). O BSC gerencia a alocação de canais de rádio, adquire medições de telefones celulares e lida com a transferência de uma estação base para outra.
O roaming está entre os procedimentos básicos de gerenciamento de mobilidade. Ele permite que os assinantes usem serviços móveis quando se deslocam para fora da área geográfica de uma rede específica.