Definição – o que significa serviço medido?
Serviço medido é um termo que os profissionais de TI aplicam à computação em nuvem. Esta é uma referência aos serviços em que o provedor de nuvem mede ou monitora o fornecimento de serviços por vários motivos, incluindo faturamento, uso eficaz de recursos ou planejamento preditivo geral.
Definirtec explica o serviço medido
A ideia de serviço medido é um dos cinco componentes de uma definição de computação em nuvem apoiada pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia ou NIST. Esses cinco princípios oferecem suporte a uma definição de nível superior de serviços em nuvem e descrevem como eles são normalmente projetados. Outros aspectos dessa definição incluem os termos ‘elasticidade rápida’ e ‘agrupamento de recursos’, que abrangem diferentes tipos de alocação de recursos. Há também ‘autoatendimento sob demanda’, que se refere a mudanças de serviço mais automatizadas, e ‘amplo acesso à rede’, que se refere à pegada geral e aos recursos dos sistemas em nuvem.
O NIST fala sobre o serviço medido como uma configuração em que os sistemas em nuvem podem controlar o uso de recursos por um usuário ou locatário, alavancando uma capacidade de medição em algum lugar do sistema. A ideia geral é que, em serviços remotos automatizados, essas ferramentas de medição fornecerão ao cliente e ao provedor um relato do que foi usado. Em sistemas mais tradicionais, itens como faturas e contratos de mudança de serviço preencheriam essas mesmas funções. O serviço medido garante que mesmo quando não há interação específica para uma mudança de serviço, essa mudança de serviço ainda é anotada para que possa ser negociada ou tratada em uma data posterior, por exemplo, em um ciclo de faturamento.
Esta definição foi escrita no contexto de Cloud Computing