Definição – O que significa o Barramento de Expansão?
Um barramento de expansão é uma variedade de fios que permite a expansão do computador com o uso de uma placa de expansão, uma placa de circuito impresso inserida em um slot de expansão na placa-mãe ou backplane que fornece recursos adicionais para um sistema de computador.
Um barramento de expansão fornece um caminho de entrada/saída para a transferência de informações entre o hardware interno, como RAM ou CPU, e dispositivos de expansão, como placa gráfica ou placa de som.
Definirtec explica o Barramento de Expansão
Existem vários tipos diferentes de barramentos de expansão com diversos recursos, como:
- Arquitetura Padrão da Indústria (ISA)
- Porta Gráfica Acelerada (AGP)
- Peripheral Component Interconnect (PCI)
- PCI Express (PCI-X)
Um dos primeiros tipos de barramentos de expansão foi o ISA, que era usado com computadores compatíveis com IBM. Suportava uma placa de rede, placa de vídeo ou portas seriais adicionais. No entanto, o barramento ISA apresentava uma tendência para gargalos e foi substituído pelo barramento PCI. O PCI tem padrões mais rápidos, com velocidade de barramento de 33 ou 66 MHz e suporte para caminhos de dados de 32 e 64 bits. O barramento PCI Express, que substituiu o PCI, é ainda mais rápido.
A interface PCI é usada em muitas interfaces de computador modernas e está em conformidade com o padrão de barramento local desenvolvido pela Intel Corporation. Embora o PCI Express (e o PCI-Extended) tenham uma interface mais rápida, o PCI é mais comum e pode até ser encontrado em algumas versões de computadores Macintosh. Antes da interface PCI, algumas arquiteturas de PC, como NuBus e Macintosh, usavam seus próprios barramentos.