Definição – O que significa Balanced Technology Extended (BTX)?
A tecnologia de equilíbrio estendida (BTX) é um fator de forma para placas-mãe que foi inicialmente planejado para substituir a placa-mãe ATX 2004 e 2005. BTX é projetado para diminuir as necessidades de energia e reduzir o calor. Além disso, ele emprega tecnologia aprimorada que inclui o anexo de tecnologia avançada serial (ATA), barramento serial universal (USB) 2.0 e interconexão de componente periférico (PCI) expresso. Ele é padronizado pela Intel e não é compatível com as versões anteriores do ATX.
Definirtec explica Balanced Technology Extended (BTX)
O BTX foi introduzido pela primeira vez pela Gateway Inc. e depois pela MPC Corporation e Dell Inc. Ele também foi usado no Mac Pro da Apple, mas não era compatível com BTX. Em setembro de 2006, a Intel cancelou o desenvolvimento; isso se deveu em grande parte à falta de compatibilidade com o formato ATX.
A tecnologia de equilíbrio estendida foi projetada para reduzir os problemas dos padrões ATX de 1996, diminuindo o consumo de energia e o calor. Os padrões BTX forneceram design eficiente para sistemas pequenos e grandes e novos recursos, como:
- Um número maior de slots de expansão
- Melhor regulação elétrica e térmica
- Vários tamanhos e configurações de sistema
- Suporte para componentes de placa-mãe de alta massa
- Recursos aprimorados de resfriamento com um caminho de fluxo de ar mais reto
- Latência reduzida entre a ponte norte e a ponte sul
- Melhor posicionamento de componentes para controladores de entrada / saída (I / O) do painel traseiro
- Requisitos de altura reduzidos, que beneficiam a integração do sistema para servidores blade e montagens em rack
Um dos recursos mais reconhecidos é o módulo térmico aprimorado. Ele fica na parte frontal da placa que puxa o ar sobre os componentes que produzem mais calor: o chipset, a CPU e a placa de vídeo. O módulo térmico consiste em um dissipador de calor, ventilador, duto, selo e clipe. Existem dois tipos de módulo térmico, Tipo 1 e Tipo II. O Tipo I é usado na maioria dos casos, enquanto o Tipo II é para computadores pessoais menores (PCs).
Embora a intenção inicial do BTX fosse substituir a placa-mãe ATX de 2004 e 2005, o design do formato era incompatível com o ATX. No geral, a placa-mãe BTX e o módulo térmico não cabem em um gabinete ATX, mas a fonte de alimentação ATX funcionará bem em um gabinete BTX normal e alto.