Definição – o que significa interface gráfica do usuário (GUI)?
Uma interface gráfica de usuário (GUI) é uma interface por meio da qual um usuário interage com dispositivos eletrônicos, como computadores, dispositivos portáteis e outros aparelhos. Essa interface usa ícones, menus e outras representações de indicadores visuais (gráficos) para exibir informações e controles de usuário relacionados, ao contrário das interfaces baseadas em texto, onde os dados e comandos estão em texto. As representações da GUIl são manipuladas por um dispositivo apontador, como um mouse, trackball, caneta ou um dedo em uma tela de toque.
A necessidade de GUI tornou-se aparente porque a primeira interface de texto humano / computador foi por meio da criação de texto do teclado, o que é chamado de prompt (ou prompt do DOS). Os comandos foram digitados em um teclado no prompt do DOS para iniciar as respostas de um computador. O uso desses comandos e a necessidade de uma grafia exata criaram uma interface complicada e ineficiente.
Definirtec explica a interface gráfica do usuário (GUI)
No final da década de 1970, o laboratório de pesquisa da Xerox Palo Alto criou GUIs, que agora são comuns no Windows, Mac OS e em muitos aplicativos de software. Usando imagens, imagens, formas e combinações de cores especialmente projetadas e rotuladas, objetos foram representados na tela do computador que se assemelhavam à operação a ser executada ou eram intuitivamente reconhecidos pelo usuário. Hoje, cada sistema operacional tem sua própria GUI. Os aplicativos de software os usam e adicionam suas próprias GUIs.
A maneira como fazemos interface com um computador está constantemente sendo revisada e reinventada. A engenhosidade humana trouxe usuários do teclado ao mouse e trackball, telas sensíveis ao toque e comandos de voz.
Uma linguagem visual evoluiu conforme a GUI se tornou comum em sistemas operacionais (SO) e aplicativos de software. Mesmo aqueles com poucos conhecimentos de informática podem agora, através do uso de GUI, aprender como usar aplicativos de computador para processamento de texto, finanças, inventário, design, arte ou hobbies.