Definição – O que significa vírus no celular?
Um vírus de telefone móvel é um programa de computador malicioso que tem como alvo telefones celulares e outros PDAs sem fio. Uma vez infectado, um telefone celular pode se tornar uma fonte de disseminação do vírus, enviando textos e e-mails para outros dispositivos vulneráveis. Esses textos e e-mails podem levar outros usuários a abrir ou baixar o vírus. Os vírus de telefones celulares também podem vir na forma de malware que se espalha por meio de aplicativos baixados.
Também conhecido como vírus de telefone celular.
Definirtec explica o vírus do celular
Ao mesmo tempo, os vírus de telefones celulares eram um mito urbano. Infelizmente, os recursos de Bluetooth e Internet de celulares e smartphones modernos aumentaram a vulnerabilidade desses dispositivos a vírus e malware de computador.
Alguns vírus notáveis de telefones celulares incluem:
- Cabir: o primeiro exemplo verificável de vírus de celular, o Cabir foi criado pelo 29A, um grupo de hackers da República Tcheca e da Eslováquia. Cabir usa a tecnologia Bluetooth para infectar usuários móveis em um raio de 30 metros, disfarçado como um arquivo de segurança. Cada vez que um dispositivo móvel é ligado, o vírus é iniciado e verifica a área em busca de outros dispositivos vulneráveis. Como o vírus não pode realmente destruir dados, Cabir não é considerado perigoso. No entanto, isso reduz a vida útil da bateria resultante de uma busca frequente por outros dispositivos Bluetooth.
- Commwarrior: Em março de 2005, Commwarrior infectou telefones celulares Symbian Series 60. Por meio do sistema de mensagens multimídia, ele envia uma replicação para todos os números armazenados nos contatos do telefone, gerando contas altas para o dono do telefone.
- Trojan-SMS.AndroidOS.FakePlayer.a: Em agosto de 2010, o primeiro vírus cavalo de Tróia para telefones celulares foi detectado em smartphones usando o sistema operacional Android do Google. Esse vírus inicialmente se mostra como um reprodutor de mídia, mas quando instalado, começa a enviar mensagens em massa, resultando em contas enormes para o usuário.
As empresas lançaram um software de segurança móvel para ajudar a proteger os consumidores contra vírus e malware de telefones celulares.