Definição – O que significa Cellular Digital Packet Data (CDPD)?
Cellular digital packet data (CDPD) era um serviço de dados sem fio usado para acessar a Internet e outros sistemas de comutação de pacotes em uma rede celular. O CDPD era normalmente usado pelos padrões do sistema de telefonia móvel avançado analógico (AMPS) e era uma das frequências celulares de primeira geração.
De 1995 a 1996, o protocolo CDPD foi padronizado para atender às demandas de serviços da Web sem fio. A tecnologia utilizou canais ociosos ou não utilizados operando em operadoras de 800-900 MHz, atendendo a velocidades de até 19.2 kbps. O protocolo CDPD foi substituído pelo serviço de mensagens curtas (SMS), serviços gerais de rádio por pacote (GPRS) e tecnologias 3-G.
Definirtec explica Cellular Digital Packet Data (CDPD)
A tecnologia CDPD incorpora os seguintes sistemas:
- Mobile End System (M-ES) – um dispositivo de computação móvel com um modem CDPD embutido ou conectado
- Estação Base de Dados Móveis (MDBS) – um gerenciador de radiofrequência
- Sistema Intermediário de Dados Móveis (MDIS) – roteia pacotes de dados corretamente entre a rede CDPD e o M-ES
- Sistema intermediário (IS) – o roteador de protocolo de Internet (IP) padrão, que retransmite pacotes de dados
- Sistema Fixo-Final (FES) – o destino final / final, que é um host / servidor comum para receber e processar dados
Durante a década de 1990, o CDPD foi desenvolvido de forma colaborativa por várias operadoras móveis líderes como um protocolo de rede. Seus desenvolvedores não existem mais, devido a fusões, aquisições e consolidação da indústria.
Hoje, o CDPD faz parte da história da telefonia móvel porque o padrão de telefonia móvel do AMPS está obsoleto. No entanto, a tecnologia CDPD continua responsável pelo desenvolvimento de tecnologias contemporâneas que utilizam a tecnologia de pacote de dados para transferir informações por meio de redes móveis.