Definição – O que significa Codificação Segura?
A codificação segura é a prática de escrever um código-fonte ou uma base de código compatível com os melhores princípios de segurança para um determinado sistema e interface.
Definirtec explica Codificação Segura
Os profissionais de TI entendem que cada tipo de tecnologia de dispositivo e sistema operacional tem suas próprias vulnerabilidades a uma série de problemas de segurança, incluindo ataques cibernéticos e hackers. Com isso em mente, o princípio da codificação segura ajuda os engenheiros de software e outros desenvolvedores a prever esses desafios e se preparar para esses problemas no design.
O princípio da codificação segura é apoiado por várias estratégias categóricas particulares. Por exemplo, uma estratégia é “validar a entrada” para garantir que ela venha de fontes confiáveis. Outra estratégia é verificar a vulnerabilidade do buffer overflow. Em um sentido geral, os desenvolvedores procuram projetar uma interface de usuário segura que limite o número de backdoors, brechas e vulnerabilidades que podem gerar ataques cibernéticos.
À medida que a comunidade de segurança se torna mais ciente das estratégias comuns de hackers e ataques cibernéticos, ela cria medidas de segurança apropriadas em plataformas e dispositivos mais novos. Como resultado, muitas das vulnerabilidades tradicionais em ambientes de sistema operacional de PC foram projetadas a partir de interfaces móveis ou smartphones mais recentes. No entanto, como hackers, ciberataques e outras partes “black hat” também estão direcionando mais atenção para dispositivos móveis, isso se tornou o novo playground para codificação segura e trabalho de segurança.