Definição – o que significa dispositivo incorporado?
Um dispositivo embutido é um dispositivo altamente especializado destinado a um ou poucos propósitos específicos e geralmente é embutido ou incluído em outro objeto ou como parte de um sistema maior. Normalmente, o dispositivo faz parte de um sistema que serve a um propósito maior, por exemplo, um monitor de frequência cardíaca embutido em um relógio de pulso que pode se conectar a um smartphone para exibir o status do coração em tempo real ou um acelerômetro embutido em sapatos para monitorar a velocidade , distância percorrida e calorias queimadas. POS e máquinas ATM também são exemplos de dispositivos ou sistemas incorporados.
Definirtec explica dispositivo embutido
Dispositivos e sistemas incorporados têm extensas aplicações nas indústrias comercial, de consumo, industrial, automotiva, de saúde e muitas outras devido à sua natureza diminuta e imperceptível. Geralmente, qualquer sistema operacional ou firmware que um dispositivo incorporado tenha pode executar apenas um aplicativo ou propósito específico para fazer seu trabalho, e isso ocorre porque o dispositivo foi feito para ser muito pequeno, portanto, deve consumir muito pouca energia e também tem muito pouco poder de computação. O hardware para esses tipos de dispositivos é mantido pequeno e barato; por exemplo, em vez de uma CPU de uso geral, o dispositivo pode ter apenas um microcontrolador de 8 bits ou um processador dedicado denominado circuito integrado específico de aplicativo (ASIC) ou processador de sinal digital.
Os computadores embutidos em alguns aparelhos domésticos e de cozinha podem se comunicar uns com os outros; por exemplo, alguns refrigeradores modernos podem notificar o usuário de que não há mais ovos no visor do micro-ondas com o qual o usuário está interagindo no momento. Este sistema deve ser projetado especialmente com essas funcionalidades em mente, de modo que os dispositivos embarcados e os computadores que fazem parte do sistema tenham que realizar tarefas específicas.
Eles também estão ganhando muito uso na indústria automotiva para carros inteligentes, que têm motor computadorizado e controle de temperatura. Os aviônicos dos aviões e caças modernos também são sistemas embarcados.