Definição – o que significa acesso múltiplo por divisão de código (CDMA)?
O acesso múltiplo por divisão de código (CDMA) é um padrão de rede celular digital que utiliza tecnologia de espalhamento espectral. Essa tecnologia não restringe os sinais ou frequências digitais da largura de banda, mas os espalha por um espectro totalmente disponível ou por vários canais por divisão. Assim, há uma capacidade aprimorada de comunicação de voz e dados e uma linha mais segura e privada.
O padrão digital CDMA é um padrão líder de rede de comunicações na América do Norte e em partes da Ásia. A Qualcomm, uma empresa de comunicações sem fio com sede nos Estados Unidos, patenteou o CDMA e comercializou essa tecnologia.
Definirtec explica acesso múltiplo por divisão de código (CDMA)
A tecnologia CDMA foi inicialmente usada em operações militares da Segunda Guerra Mundial para impedir as tentativas do inimigo de acessar sinais de comunicação de rádio. No início da década de 1990, a Qualcomm introduziu a possibilidade de usar o mesmo conceito com tecnologia de rede celular disponível ao público. Durante esse tempo, um padrão digital de arena de rede móvel alternativo ganhou força, provando ser um desafio para os proponentes do CDMA. Apesar da negatividade inflexível e do desencorajamento de figuras proeminentes da indústria, o suporte do CDMA convenceu com sucesso esses líderes a considerar, usar e, eventualmente, aceitar o padrão CDMA recém-introduzido.
Essencialmente, o CDMA oferece mais capacidade de espaço aéreo do que o padrão do Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM) baseado no TDMA (Time Division Multiple Access). Além disso, o CDMA também usa menos energia. Outra vantagem da tecnologia CDMA é sua capacidade de transferência suave entre as estações base, ou seja, menor probabilidade de chamadas cortadas.
A analogia usual dada ao comparar o CDMA com outros métodos de acesso ao canal, como FDMA ou TDMA, é a de cada pessoa conversando com um amigo em uma sala lotada. A sala, neste caso, representa um canal (também conhecido como frequência da portadora).
O TDMA é comparado ao método pelo qual a comunicação é realizada falando um de cada vez (daí o nome ‘divisão de tempo’). O FDMA, por outro lado, é comparado ao método em que a comunicação é feita falando em tons diferentes (portanto, divisão de frequência). Finalmente, o CDMA é comparado a pessoas que falam simultaneamente, mas em idiomas diferentes. Como apenas aqueles que falam a mesma língua podem se entender, é possível que várias conversas ocorram na sala ao mesmo tempo.
O conceito básico do CDMA é que os usuários que desejam se comunicar por meio dele recebem um código compartilhado. Embora vários códigos possam ocupar o mesmo canal, apenas os usuários com o mesmo código podem se comunicar uns com os outros.
Como os padrões CDMA e GSM têm prós e contras exclusivos, a escolha do padrão de tecnologia preferencial agora está nas mãos de assinantes em potencial. No entanto, a escolha final dependerá muito da disponibilidade desses padrões nas localidades dos assinantes.