Definição – O que significa Metropolitan Area Network (MAN)?
Uma rede de área metropolitana (MAN) é semelhante a uma rede de área local (LAN), mas abrange uma cidade inteira ou campus, ou algum outro território municipal ou organizacional. Os MANs são formados pela conexão de várias LANs. Assim, as MANs são maiores do que as LANs, mas menores do que as redes de longa distância (WAN) que cobrem áreas geográficas dispersas, às vezes conectando usuários diretamente ao redor do mundo.
MANs são tipicamente extremamente eficientes e podem fornecer comunicação rápida por meio de operadoras de alta velocidade, como cabos de fibra óptica. O surgimento de tecnologias de rede sem fio e sucessivas, porém, significa uma proliferação de modalidades para obter sinais em uma área MAN maior.
Definirtec explica Metropolitan Area Network (MAN)
A MAN é ideal para muitos tipos de usuários de rede porque é uma rede de médio porte. MANs são usados para construir redes com altas velocidades de conexão de dados para cidades e vilas.
O mecanismo de funcionamento de um MAN é semelhante ao de um Provedor de Serviços de Internet (ISP), mas um MAN não é propriedade de uma única organização. Como uma WAN, uma MAN fornece conexões de rede compartilhadas para seus usuários. Um MAN trabalha principalmente na camada de enlace de dados, que é a Camada 2 do modelo Open Systems Interconnection (OSI).
Barramento duplo de fila distribuída (DQDB) é o padrão MAN especificado pelo Instituto de engenheiros elétricos e eletrônicos (IEEE) como IEEE 802.6. Usando esse padrão, um MAN se estende por até 30-40 km, ou 20-25 milhas. A MAN se beneficiou de tecnologias como a multiplexação por divisão de comprimento de onda densa e comutação ótica de pacotes para emergir como uma opção de rede moderna para municípios e organizações, como universidades.
Benefícios e desvantagens das redes de áreas metropolitanas
Redes de área metropolitana, de acordo com seu projeto, podem oferecer alguns benefícios, como centralização de firewall. Ter um ponto de controle mais central para a Internet pode reduzir o malware e outras ameaças. Um MAN também pode fornecer formas mais eficientes de administração e entrada de dados.
Cidades que implementam MANs modernos também podem ter implementações de tecnologia complementares, como pontos de Internet Exchange.
No entanto, os MANs também apresentam algumas desvantagens específicas. Uma delas é a adesão – a ideia de que deve haver algum impulso coerente para adotar uma rede de área metropolitana e acomodar seu uso, que é onde algumas dessas implementações encontram problemas.
Uma barreira para a implementação de MANs é que os ISPs costumam fazer objeções às redes de áreas metropolitanas.
A razão é porque uma rede de área metropolitana eficaz torna mais difícil para os ISPs coletarem as taxas que recebem pelo gerenciamento de redes locais naquela região ou área coberta. Não é difícil encontrar evidências disso, se você olhar.
Por exemplo, uma série de relatórios da Ars Technica de 2010 a 2014 fornecem ampla evidência de ISPs trabalhando contra a implementação do MAN, alguns citando tais esforços em 20 estados dos EUA.
Em geral, vimos a resistência contra os esforços fracos dos MANs para implementar esses sistemas em muitas comunidades dos EUA. A fronteira da rede entra em conflito com a motivação do lucro. Este é um fator central no futuro desse tipo de opção de rede municipal ou cívica.