Definição – o que significa som surround 5.1?
O som surround 5.1 é uma tecnologia de áudio multicanal que usa a técnica de surround de seis canais. Esta técnica usa cinco canais de largura de banda total que operam em uma frequência de 3-20,000 hertz, visando o surround frontal esquerdo, direito, central e direito e esquerdo, bem como um canal de subwoofer que opera em uma frequência de 3-120 Hertz para efeitos de baixa frequência.
A tecnologia de som surround 5.1 é considerada o mínimo necessário para alto-falantes que fornecem efeitos de som surround reais. É considerado um padrão da indústria e é compatível com todos os DVDs, videogames e muitos outros tipos de mídia.
Definirtec explica 5.1 Surround Sound
O custo do som surround 5.1 pode variar de acordo com os canais e configurações, mas ainda é considerado mais barato do que outras tecnologias por fornecer o melhor efeito sonoro possível. Como o som surround 5.1 tem mais alto-falantes de áudio para saída e a gravação de som tem mais canais de áudio, ele oferece um som mais realista e mais profundidade para a experiência de escuta do usuário. Para uma audiência centralizada, o som surround 5.1 ajuda na localização adequada e traz equabilidade de todas as fontes de áudio. Ele também é considerado a espinha dorsal dos formatos de som com perdas e foi o principal componente do movimento do home theater. Exemplos de sistemas de som surround 5.1 incluem DTS, Dolby Digital, etc.
Atualmente, o som surround 5.1 é o layout preferido em cinemas domésticos e comerciais. É muito adequado para salas de pequeno e médio porte para efeitos de som surround realistas e envolventes. Para música e transmissão digital, o som surround 5.1 é considerado a técnica de áudio padrão.