Definição – o que significa o Google?
O Google é um motor de busca na Internet. Ele usa um algoritmo proprietário projetado para recuperar e ordenar os resultados da pesquisa para fornecer as fontes de dados mais relevantes e confiáveis possíveis.
A missão declarada do Google é “organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”. É o principal mecanismo de busca do mundo, posição que tem gerado críticas e preocupação com o poder que possui de influenciar o fluxo de informações online.
O Google é tão dominante que o termo “Google” também pode ser usado como um verbo, de modo que quando alguém pesquisar algo no Google, eles possam dizer que “pesquisou no Google”.
Definirtec explica o Google
O Google começou como um projeto de pesquisa de Larry Page e Sergey Brin quando eles eram Ph.D. alunos da Universidade de Stanford.
O algoritmo do mecanismo de pesquisa que desenvolveram era único porque classificava as páginas não apenas com base em seu conteúdo, mas também em quantas outras páginas da web vinculavam a elas.
Page e Brin determinaram que os links para uma página eram um sinal de sua autoridade online, e o algoritmo do Google, portanto, retornou resultados mais úteis, ajudando a impulsionar o Google a se tornar o mecanismo de busca mais usado.
O algoritmo do Google foi patenteado e denominado PageRank. A tecnologia de pesquisa atual é baseada em alguns desses princípios, mas evoluiu a ponto de haver muito mais variáveis em jogo.
Embora a empresa Google tenha se ramificado para fornecer muitos outros produtos além da busca, o mecanismo de busca ainda é o serviço mais popular do Google.