Definição – o que significa a segunda geração sem fio (2G)?
A tecnologia de telefonia sem fio de segunda geração (2G) refere-se a tecnologias de rede de telecomunicações que foram lançadas no padrão Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM) em 1991 pela Radiolinja na Finlândia.
A atualização mais notável do 2G em relação ao seu antecessor é a criptografia digital das conversas telefônicas, e uma eficiência consideravelmente maior no espectro, o que permite um maior nível de penetração para telefones móveis. 2G também introduziu serviços de dados móveis, começando com mensagens de texto SMS.
Definirtec explica a segunda geração sem fio (2G)
Sem fio de segunda geração é um conjunto de padrões feitos para telecomunicações móveis que são mantidos e descritos pela International Telecommunication Union (ITU). Esta tecnologia usa algoritmos CODEC (compressão-descompressão) para comprimir e multiplexar dados de voz. Por causa dessa tecnologia, 2G pode agrupar mais chamadas por quantidade de largura de banda e oferece serviços como SMS e e-mail. Há verificação de erros e a qualidade da voz pode ser melhorada reduzindo o nível de ruído.
2G é basicamente dividido em duas tecnologias. Os padrões de acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA) incluem GSM que é predominante em todo o mundo, o PDC exclusivo do Japão, iDen que é usado em algumas partes dos Estados Unidos e Canadá e D-AMPs que é um predecessor do GSM. A outra fatia 2G é o acesso múltiplo por divisão de código (CDMA), que agora é menos utilizada em comparação com o TDMA por causa do GSM. A tecnologia CDMA mais conhecida é a IS-95 ou cdmaOne, usada em partes da Ásia e das Américas.
A desvantagem do 2G é que ele depende muito da proximidade e da localização das torres, e sua natureza digital só aumentará esse problema. Os sinais analógicos degeneram com a distância, resultando consistentemente em estática até que o sinal se torne ininteligível, enquanto o sinal digital é cortado ou perde e distorce dramaticamente por causa de sua natureza irregular liga-desliga. Isso significa que à medida que o sinal 2G diminui, a frequência de chamadas perdidas e voz com som robótico se torna mais prevalente.