Definição – o que significa modulação por largura de pulso (PWM)?
A modulação por largura de pulso (PWM) é um processo ou técnica de modulação usado na maioria dos sistemas de comunicação para codificar a amplitude de um sinal na largura de pulso ou na duração de outro sinal, geralmente um sinal de portadora, para transmissão. Embora o PWM também seja usado em comunicações, seu objetivo principal é, na verdade, controlar a energia que é fornecida a vários tipos de dispositivos elétricos, mais especialmente a cargas inerciais, como motores CA / CC.
Definirtec explica a modulação por largura de pulso (PWM)
A modulação por largura de pulso (PWM) é usada para controlar a amplitude dos sinais digitais a fim de controlar dispositivos e aplicações que requerem energia ou eletricidade. Ele essencialmente controla a quantidade de energia, na perspectiva do componente de tensão, que é fornecida a um dispositivo, alternando rapidamente as fases liga-desliga de um sinal digital e variando a largura da fase “ligada” ou ciclo de trabalho. Para o dispositivo, isso pareceria uma entrada de energia constante com um valor médio de tensão, que é o resultado da porcentagem do tempo ligado. O ciclo de trabalho é expresso como a porcentagem de estar totalmente (100%) ligado.
Um benefício muito poderoso do PWM é que a perda de energia é mínima. Em comparação com a regulação dos níveis de potência usando um potenciômetro analógico para limitar a saída de potência, essencialmente obstruindo o caminho elétrico, resultando em perda de potência como calor, o PWM na verdade desliga a potência de saída em vez de limitá-la. As aplicações vão desde o controle de motores DC e dimerização de luz até elementos de aquecimento.