Definição – O que significa Gerenciamento de Configuração de Software (SCM)?
O gerenciamento de configuração de software (SCM) é uma disciplina de engenharia de software que consiste em processos e técnicas padrão frequentemente usados por organizações para gerenciar as mudanças introduzidas em seus produtos de software. O SCM ajuda a identificar elementos e configurações individuais, rastreando alterações e seleção de versão, controle e linha de base.
SCM também é conhecido como gerenciamento de controle de software. O SCM visa controlar as alterações introduzidas em grandes sistemas de software complexos por meio de seleção e controle de versão confiáveis.
Definirtec explica o gerenciamento de configuração de software (SCM)
SCM define um mecanismo para lidar com diferentes dificuldades técnicas de um plano de projeto. Em uma organização de software, a implementação eficaz do gerenciamento de configuração de software pode melhorar a produtividade por meio do aumento da coordenação entre os programadores em uma equipe. O SCM ajuda a eliminar a confusão geralmente causada por falhas de comunicação entre os membros da equipe. O sistema SCM controla os componentes básicos, como objetos de software, código de programa, dados de teste, saída de teste, documentos de design e manuais do usuário.
O sistema SCM tem as seguintes vantagens:
- Trabalho redundante reduzido.
- Gerenciamento eficaz de atualizações simultâneas.
- Evita problemas relacionados à configuração.
- Facilita a coordenação da equipe.
- Auxilia na gestão de edifícios; gerenciamento de ferramentas usadas em compilações.
- Rastreamento de defeitos: Garante que cada defeito tenha rastreabilidade de volta à sua origem.