Definição – o que significa gerenciamento avançado de energia (APM)?
Advanced Power Management (APM) é uma interface de programação de aplicativos (API) desenvolvida em conjunto pela Microsoft e pela Intel. Ele permite que um sistema operacional se comunique com o BIOS do computador para obter um gerenciamento de energia eficiente.
A primeira versão foi lançada em 1992 e a especificação de APM mais recente foi a Revisão 1.2 lançada em 2006. A Microsoft descontinuou o suporte para APM começando com o Windows Vista em favor da configuração avançada e interface de energia (ACPI).
Definirtec explica gerenciamento avançado de energia (APM)
APM é uma abordagem em camadas no gerenciamento de dispositivos. De cima para baixo, os aplicativos e programas com reconhecimento de APM, como drivers de dispositivo, se comunicam com o driver APM do sistema operacional. Esse driver então se comunica com o BIOS compatível com APM, que controla o hardware e pode fazer alterações de acordo com as solicitações enviadas de cima.
A comunicação é bidirecional, o que significa que os eventos de gerenciamento de energia são retransmitidos do BIOS para o driver APM do SO, e o driver APM pode enviar solicitações ao BIOS por meio de chamadas de função.
O driver APM simplesmente atua como um intermediário entre o sistema operacional e o BIOS. O gerenciamento de energia pode ocorrer por meio de solicitações de mudança de estado de energia ou automaticamente por meio de parâmetros definidos com base na atividade do dispositivo.