Definição – O que significa Ciclo de Vida do Software?
O ciclo de vida do software se refere a todas as fases de um produto de software ao longo de seu planejamento, desenvolvimento e uso, até sua eventual obsolescência ou aposentadoria. Esse processo tem muitas partes variáveis, mas muitas vezes pode ser segmentado em várias partes principais. Isso ajuda os desenvolvedores e outros a entender como um produto é criado, implementado e usado.
Definirtec explica o ciclo de vida do software
Várias das partes mais comuns de um ciclo de vida de software são fases de planejamento. Os profissionais geralmente se referem à coleta ou análise de requisitos, onde um produto não desenvolvido é definido por meio de critérios coletados. As fases subsequentes envolvem a análise e o design do produto, seguidos pelo desenvolvimento. As últimas partes do ciclo de vida envolvem um produto que foi liberado para um cliente ou outro usuário final, momento em que o fabricante do produto frequentemente continua envolvido na manutenção, solução de problemas, atualização e outros processos.
Outra maneira de ver a separação das fases do ciclo de vida do software é por meio do uso dos termos “ambiente de produção” e “ambiente de uso final”. Aqui há uma distinção clara entre o produto como um trabalho interno em andamento e um produto que foi lançado.
É importante observar que o software nem sempre passa por essas partes do ciclo de vida do software de maneira linear. Em vez disso, pode haver várias partes de um produto que evoluem de forma diferente. Freqüentemente, são chamados de iterações na comunidade profissional de TI.