Definição – O que significa Network Configuration Management (NCM)?
Gerenciamento de configuração de rede (NCM) é um termo amplo para a organização e gerenciamento de uma rede de computadores. Todos os tipos de redes, incluindo redes locais, redes sem fio e redes virtuais, precisam de elementos de manutenção, modificação, reparo e monitoramento geral. O gerenciamento de configuração de rede envolve a coleta de diferentes informações sobre dispositivos de hardware, programas de software e outros elementos da rede para oferecer suporte à administração e à solução de problemas.
Definirtec explica gerenciamento de configuração de rede (NCM)
As ferramentas de gerenciamento de configuração de rede ajudam os administradores a se adaptarem mais rapidamente a emergências ou a tornar os processos de manutenção e reparo mais eficientes. Isso significa fortalecer a segurança e criar mais versatilidade nas redes para trabalhar contra desafios como possível tempo de inatividade e erros em um sistema. Muitas das especificidades do gerenciamento de configuração de rede têm a ver com a configuração da rede, por exemplo, onde uma rede com reconhecimento de aplicativo ou outra rede inteligente pode precisar de ferramentas sofisticadas de gerenciamento de configuração de rede adicionais.
Empresas como IBM e Cisco oferecem ferramentas específicas de gerenciamento de configuração de rede que ajudarão a fornecer informações sobre o hardware do dispositivo e mudanças no hardware ou software que podem alterar a funcionalidade da rede. As melhores práticas em torno do gerenciamento de configuração envolvem a implantação adequada de recursos, a manipulação de processos de negócios de TI e questões como versatilidade e escalabilidade para suporte ao usuário final.