Definição – O que significa Programa de Fidelidade da Coalizão?
Um programa de fidelidade de coalizão é um programa de fidelidade operado por mais de uma empresa. Os programas de fidelidade da coalizão podem ser úteis para empresas menores que precisam se unir, ou para certos tipos de propósitos relacionados a fusões e aquisições, ou em qualquer lugar em que duas marcas possam se beneficiar do compartilhamento de públicos leais de clientes.
Definirtec explica o Programa de Fidelidade da Coalizão
Os programas de fidelidade da coalizão geralmente funcionam de maneiras semelhantes. Existe uma abordagem colaborativa para coisas como cupons e descontos, com promoção cruzada entre marcas. As necessidades de financiamento podem ser divididas pelas empresas envolvidas. Essas empresas também podem compartilhar dados de clientes e outras informações de negócios em toda a parceria corporativa.
As empresas podem se beneficiar do tráfego promocional cruzado, em que as marcas individuais acabam promovendo umas às outras para um público mais amplo. Por exemplo, uma coleção de supermercados familiares independentes pode decidir operar um programa de fidelidade de coalizão em que seus cartões de poupança funcionem em qualquer uma das lojas participantes. Isso ajuda os clientes a evitar o fardo de obter cartões de fidelidade individuais para cada um. Essas empresas também combinariam seus esforços de publicidade, para lançar sua “família de negócios” como tendo seus próprios valores e propostas de valor, contra concorrentes locais que normalmente seriam cadeias de supermercados corporativas maiores e mais estabelecidas.
Os programas de fidelidade da coalizão fazem muito sentido na economia de hoje e são suportados por novos tipos de tecnologias, como arquiteturas de manipulação de big data mais avançadas e configurações de leitor de cartão do cliente que ajudam a transmitir dados valiosos aos sistemas de programa de fidelidade.