Definição – o que significa a técnica de avaliação e revisão do programa (PERT)?
A técnica de avaliação e revisão do programa (PERT) é uma técnica adotada pelas organizações para analisar e representar a atividade em um projeto e ilustrar o fluxo de eventos em um projeto. PERT é um método para avaliar e estimar o tempo necessário para concluir uma tarefa dentro dos prazos.
PERT serve como uma ferramenta de gestão para analisar, definir e integrar eventos. PERT também ilustra as atividades e interdependências em um projeto. O principal objetivo do PERT é reduzir o custo e o tempo necessários para concluir um projeto.
Definirtec explica a avaliação do programa e técnica de revisão (PERT)
O PERT foi desenvolvido em 1950 pela Marinha dos Estados Unidos durante a Guerra Fria e se destina a grandes projetos, que são:
- Complexo
- Requer uma série de tarefas sequenciais
- Realizado em paralelo com outros projetos
O planejamento PERT geralmente envolve as seguintes etapas:
- Identificando tarefas e marcos: Cada projeto envolve uma série de tarefas necessárias. Essas tarefas são listadas em uma tabela, permitindo que informações adicionais sobre sequência e tempo sejam adicionadas posteriormente.
- Colocando as Tarefas em uma Sequência Adequada: As tarefas são analisadas e colocadas em uma sequência para obter os resultados desejados.
- Diagrama de rede: um diagrama de rede é desenhado usando os dados da sequência de atividades, mostrando a sequência de atividades seriais e paralelas.
- Estimativa de tempo: é o tempo necessário para a realização de cada atividade, em três partes:
1. Tempo otimista: o menor tempo para concluir uma atividade
2. Tempo mais provável: o tempo de conclusão com maior probabilidade
3. Tempo pessimista: o tempo mais longo para concluir uma atividade - Estimativa do caminho crítico: determina o tempo total necessário para concluir um projeto.
O PERT não apenas determina o tempo para concluir uma atividade de desenvolvimento de software específica, mas também determina o custo.