Definição – O que significa Pantone Matching System (PMS)?
O Pantone Matching System (PMS) é um sistema de padronização de cores que ajuda na identificação e combinação de cores. Ele usa o sistema de numeração Pantone para identificar as cores e, por meio desse sistema de numeração, a impressora e outros fabricantes de equipamentos podem fazer a correspondência de cores sem precisar entrar em contato uns com os outros. Os números das cores Pantone consistem em um número de três ou quatro dígitos seguido pela letra C, U ou M, que significa “revestido”, “não revestido” e “fosco”, respectivamente. A paleta de cores no PMS consiste em cerca de 1,114 cores. Este sistema de correspondência de cores é muito útil para evitar inconsistências de cores entre os vários tipos de mídia impressa e digital.
O PMS foi desenvolvido pela Pantone LLC (Carlstadt, NJ, EUA), que foi adquirida em 2007 pela X-Rite, Inc. (Grand Rapids, MI, EUA).
Definirtec explica Pantone Matching System (PMS)
O PMS é o sistema de padronização de cores mais popular e amplamente utilizado para manter a precisão das cores em todos os tipos de materiais impressos. Foi projetado para funcionar com qualquer tipo de equipamento utilizado na produção de cores. O PMS pode gerar várias cores além das cores CMYK regulares usadas para impressão.
O PMS também é capaz de produzir efeitos de cores especiais, como metálico e fluorescente. As cores são representadas por um código de três ou quatro dígitos seguido de uma letra que indica o tipo de cor (U, C ou M). O código da letra representa o estoque de papel no qual a cor é impressa. As cores podem ser expressas, por exemplo, como Pantone 199C, Pantone 199U ou Pantone 199M.
O primeiro sistema de correspondência de cores da Pantone foi introduzido em 1963 como uma forma de permitir que os designers combinassem cores específicas durante o processo de produção. Atualmente, este sistema cresceu e se tornou o sistema mais amplamente utilizado entre designers gráficos e nas indústrias de impressão.
Os designers podem usar o PMS com a ajuda do guia de fórmulas de cores sólidas Pantone, que pode ajudá-los a identificar a cor específica que desejam. Com essa cor, o designer faz seu desenho e passa para a impressora junto com o número Pantone como referência. A impressora procura o número Pantone, que é exclusivo para aquela cor específica, e quando encontra uma correspondência, ela o usa no processo de impressão. Assim, o PMS garante a consistência da cor. Os projetistas podem usar o guia de fórmula de cores sólidas Pantone, livros de fichas padrão e conjuntos de guias de cores para ver como uma cor ficaria em um estoque revestido, não revestido e fosco.
O PMS funciona muito bem com cores exatas, mas geralmente não é usado para cores compostas, que geralmente são usadas no modelo CMYK.