Definição – o que significa modelo de dados conceituais?
Um modelo de dados conceituais é o modelo de dados de nível mais abstrato ou modelo de dados de nível de resumo. As informações específicas da plataforma e outras informações de implementação, como definição de interface ou procedimentos, são eliminadas deste modelo de dados. Um modelo de dados conceituais é útil devido à sua simplicidade. Geralmente é usado para comunicar ideias e em projetos de dados estratégicos.
Um modelo de dados conceituais também é conhecido como esquema conceitual.
Definirtec explica o modelo de dados conceituais
Um modelo de dados conceituais fornece cobertura detalhada de conceitos de negócios e é desenvolvido principalmente para um público de negócios. Nunca é um modelo de solução e é de natureza neutra em termos de tecnologia e aplicação. Em outras palavras, de uma perspectiva de dados, o modelo de dados conceitual é um modelo de negócios. O negócio faz uso do modelo de dados conceituais para confirmação e correções. Como são modelos de nível superior, os atributos geralmente não são adicionados aos modelos de dados conceituais. Eles ajudam a estabelecer relacionamentos entre entidades, embora possam não fornecer a habilidade nula e propriedades de cardinalidade. Modelos de dados conceituais são freqüentemente projetados para serem independentes de quaisquer tecnologias de armazenamento de dados ou sistemas de gerenciamento de banco de dados (DBMS). Freqüentemente, modelos de dados conceituais são criados como parte dos esforços iniciais de coleta de requisitos, pois esses modelos ajudam a explorar conceitos de alto nível, bem como estruturas de negócios estáticas. As equipes convencionais usam modelos de dados conceituais como precursores ou como alternativas aos modelos de dados lógicos (LDMs).
Um modelo de dados conceituais ajuda a identificar as principais entidades de negócios e sistema de alto nível e a estabelecer os relacionamentos existentes entre elas. Também ajuda a definir as principais questões dos problemas que devem ser tratados pelo sistema. Ele pode abordar conceitos digitais e não digitais. Um modelo de dados conceituais também pode ajudar a fechar as lacunas entre um modelo de solução e o documento de requisitos.