Definição – o que significa o modelo de fluxo de dados?
Um modelo de fluxo de dados é uma representação esquemática do fluxo e troca de informações dentro de um sistema. Os modelos de fluxo de dados são usados para representar graficamente o fluxo de dados em um sistema de informações, descrevendo os processos envolvidos na transferência de dados da entrada para o armazenamento de arquivos e geração de relatórios.
Um modelo de fluxo de dados também pode ser conhecido como diagrama de fluxo de dados (DFD).
Definirtec explica o modelo de fluxo de dados
À medida que a informação converte dados por meio de software, ela é modificada por uma série de transformações. Essas transformações são então descritas por meio de uma representação gráfica dos processos que são aplicados à medida que os dados transformam a entrada que recebem, criando uma saída de fluxo de dados.
Um diagrama de fluxo de dados pega os processos e atividades de negócios e os usa para criar uma ilustração clara de como os dados fluem por meio de um sistema. Os DFDs representam o fluxo de dados de entidades externas em um único sistema, movendo e armazenando dados de um processo para outro.
Por meio do uso de diagramas de fluxo de dados, um sistema pode ser decomposto em subsistemas e os subsistemas podem ser decompostos em subsistemas de nível inferior. Cada subsistema representa um processo ou atividade em que os dados são processados. Uma vez que o nível mais baixo é alcançado, os processos não podem mais ser decompostos.
A modelagem de fluxo de dados pode ser usada para identificar uma variedade de coisas diferentes, como:
- Informações recebidas ou enviadas a outros indivíduos, organizações ou outros sistemas de computador.
- Áreas dentro de um sistema onde as informações são armazenadas e os fluxos de informações dentro do sistema estão sendo modelados.
- Os processos de um sistema que agem sobre as informações recebidas e produzem as saídas resultantes.