Gestão de operações na nuvem

Definição – O que significa Gerenciamento de Operações em Nuvem?

O gerenciamento de operações em nuvem é o processo relacionado ao projeto, supervisão, controle e, subsequentemente, redesenho dos processos operacionais da nuvem.

Tem como objetivo garantir que as operações em nuvem sejam eficientes em termos de utilização de recursos conforme necessário, bem como no cumprimento dos requisitos de qualidade de serviço, requisitos de conformidade e, especialmente, a satisfação do cliente. Isso envolve o gerenciamento de hardware e software, bem como de infraestruturas de rede para promover um ambiente de nuvem eficiente e enxuto.

Definirtec explica Cloud Operations Management

O gerenciamento de operações em nuvem está envolvido em todas as etapas dos processos diários em um ambiente de nuvem para o provedor de serviços e o locatário.

Podem ser aplicadas diferentes abordagens, mas o conceito e as práticas gerais permanecem os mesmos; um deles é o planejamento da capacidade de recursos, que é necessário para provedores de serviços e locatários.
A análise está fortemente envolvida no gerenciamento de operações em nuvem e é usada para maximizar a visibilidade do ambiente de nuvem, o que dá à organização a inteligência necessária para controlar os recursos e executar serviços com segurança e economia.

Benefícios:

  • Melhore a eficiência e minimize o risco de interrupção
  • Ofereça a velocidade e a qualidade que os usuários esperam e exigem
  • Reduza o custo de entrega de serviços em nuvem e justifique seus investimentos