Definição – o que significa recuperação de desastres?
A recuperação de desastres em tecnologia da informação faz parte do planejamento de segurança e é desenvolvida em conjunto com um plano de continuidade de negócios. A recuperação de desastres é um conjunto de políticas e procedimentos que se concentram em proteger uma organização de quaisquer efeitos significativos no caso de um evento negativo, que pode incluir ataques cibernéticos, desastres naturais ou falhas de edifícios ou dispositivos. A recuperação de desastres ajuda a projetar estratégias que podem restaurar hardware, aplicativos e dados rapidamente para a continuidade dos negócios.
Definirtec explica recuperação de desastres
A recuperação de desastres pode ser considerada como um subconjunto da continuidade dos negócios. Para projetar uma estratégia de recuperação de desastres adequada, a avaliação de riscos e a análise de impacto nos negócios precisam ser concluídas. Essas etapas ajudam a identificar os serviços de tecnologia da informação que podem dar suporte às atividades críticas de negócios da organização. Novamente, essas etapas também ajudariam a trazer os objetivos do ponto de recuperação e os objetivos do tempo de recuperação. As medidas de recuperação de desastres podem ser classificadas principalmente em três tipos:
- Medidas preventivas
- Medidas corretivas
- Medidas de detetive
As medidas preventivas visam prevenir a ocorrência de um evento. As medidas corretivas são para corrigir um sistema em caso de um evento negativo ou desastre. As medidas de detecção se concentram em detectar e descobrir eventos negativos.
Um bom plano de recuperação de desastres ajuda a alcançar a continuidade dos negócios, mesmo em caso de desastres e eventos negativos. A equipe de gerenciamento de segurança da maioria das organizações faz verificações e exercícios regulares para garantir que boas medidas de recuperação de desastres sejam seguidas por departamento individual e pela organização como um todo.