Definição – O que significa o Firewall de Conexão com a Internet (ICF)?
Um firewall de conexão com a Internet (ICF) é um componente de software de 2001 que apareceu pela primeira vez no sistema operacional Windows XP. Fornecia proteção de firewall para residências e pequenas empresas para pacotes de dados de entrada, mas não oferecia proteção para pacotes de dados de saída. O nome do ICF foi alterado para Firewall do Windows com o lançamento do Service Pack 2 em 2004.
Por padrão, o ICF estava desligado e oculto em muitas camadas de menus, então muitos usuários nunca sabiam que ele estava disponível e raramente era usado. Isso ocorreu por design, pois a Microsoft estava preocupada com a compatibilidade com versões anteriores.
Definirtec explica o Firewall de conexão com a Internet (ICF)
Em 2003 e 2004, máquinas sem patch foram infectadas com vírus como o Worm Blaster e o Worm Sasser. A Microsoft recebeu muitas críticas por sua proteção contra vírus e melhorou a funcionalidade e a interface da proteção de firewall embutida do Windows XP, renomeando-a como Firewall do Windows.
Quando o Firewall do Windows foi introduzido com o Service Pack 2 em 2004, todas as máquinas corrigidas e versões posteriores do sistema operacional Windows XP tinham o firewall habilitado por padrão. No entanto, o Firewall do Windows ainda não conseguia bloquear as conexões de saída, apenas as de entrada, o que significava que os usuários ainda não estavam protegidos de cavalos de Tróia ou programas de spyware.
Com o lançamento do Windows Vista, o firewall foi aprimorado significativamente, abordando questões, particularmente no ambiente corporativo, sobre recursos de segurança, filtragem de conexão IPv6, spyware de saída e pacotes de vírus, criptografia e gerenciamento de perfis de firewall e outros. As mesmas melhorias foram feitas no Windows Server 2008. Melhorias adicionais foram feitas no Windows Server 2008 R2 e Windows 7.