Groupware

Definição – o que significa groupware?

Groupware é uma classe de programas de computador que permite aos indivíduos colaborar em projetos com um objetivo comum a partir de locais geograficamente dispersos por meio de interfaces de Internet compartilhadas como meio de comunicação dentro do grupo.

O groupware também pode incluir sistemas de armazenamento de acesso remoto para arquivar arquivos de dados usados ​​com frequência. Eles podem ser alterados, acessados ​​e recuperados por membros do grupo de trabalho.

Groupware também é conhecido como software colaborativo.

Definirtec explica Groupware

Os primeiros produtos comerciais de groupware surgiram no início da década de 1990, quando gigantes internacionais como IBM e Boeing começaram a usar sistemas eletrônicos de reunião para seus projetos internos. Além disso, o Lotus Notes apareceu como um produto importante desta categoria, aprimorando ainda mais as colaborações de grupos remotos.

Os sistemas de groupware são classificados com base nas funções, especificamente:

  • Comunicação mediada por computador que apoia a comunicação direta do participante
  • Sistemas de apoio a reuniões e decisões, captando o entendimento comum dos participantes
  • Aplicativos compartilhados
  • Artefatos que apoiam a interação dos participantes por meio de objetos de trabalho compartilhados

O groupware é síncrono ou assíncrono por natureza. Groupware síncrono é uma classe de aplicativos que permite a um grupo de indivíduos fisicamente separados interagir uns com os outros usando objetos computacionais compartilhados em tempo real. O requisito fundamental do groupware síncrono é a coordenação em tempo real entre os clientes. As interfaces de usuário defendem um sentimento de união. Eles requerem canais de áudio compartilhados para comunicação.

O groupware assíncrono usa e-mail, mensagens estruturadas, agentes, workflows, agentes de conferência por computador, sistemas de compartilhamento de arquivos e sistemas de escrita colaborativa, entre outros. As colaborações assíncronas entre os usuários são bem mantidas apenas se eles tiverem permissão para realizar suas contribuições sem quaisquer restrições. Isso pode ser realizado por meio de sistemas de gerenciamento de dados replicados com acesso de leitura ou gravação de dados. Os usuários podem executar atualizações simultâneas.

O uso extensivo de groupware na Internet ajudou a contribuir para o desenvolvimento da Web 2.0, que usa mensagens instantâneas, conferências pela Web, calendários de grupo, compartilhamento de documentos, etc.