Definição – O que significa Low Earth Orbit (LEO)?
As órbitas terrestres baixas (LEO) são sistemas de satélite usados em telecomunicações, que orbitam entre 400 e 1,000 milhas acima da superfície da Terra. Eles são usados principalmente para comunicação de dados, como e-mail, videoconferência e paging. Eles se movem a velocidades extremamente altas e não são fixos no espaço em relação à Terra.
Os sistemas de telecomunicações baseados em LEO fornecem aos países e territórios subdesenvolvidos a capacidade de adquirir serviço telefônico via satélite em áreas onde, de outra forma, seria muito caro ou mesmo impossível estabelecer linhas terrestres.
Definirtec explica Low Earth Orbit (LEO)
A órbita terrestre baixa é definida como uma órbita dentro de um locus que se estende desde a superfície terrestre até uma altitude de 1,200 milhas. Atribuindo às suas altas velocidades, os dados transmitidos através do LEO são transferidos de um satélite para outro, à medida que os satélites geralmente entram e saem do alcance das estações transmissoras terrestres. Devido às órbitas baixas, as estações transmissoras não são tão poderosas quanto aquelas que transmitem para satélites orbitando a distâncias maiores da superfície da Terra.
A maioria dos aplicativos de comunicação usa satélites LEO porque leva menos energia para colocar os satélites em LEO. Além disso, eles precisam de amplificadores menos potentes para uma transmissão bem-sucedida. Como as órbitas LEO não são geoestacionárias, uma rede de satélites é necessária para fornecer cobertura contínua. No entanto, como resultado da popularidade deste tipo de satélite, estudos revelam que o ambiente LEO está ficando congestionado com detritos espaciais. A NASA acompanha o número de satélites em órbita e estima que existam mais de 8,000 objetos maiores do que uma bola de softball em volta do globo. Nem todos esses objetos não são satélites, mas sim pedaços de metal de foguetes antigos, esgoto congelado e satélites quebrados.