Definição – O que significa Small Computer System Interface (SCSI)?
Uma interface de pequenos sistemas de computador (SCSI) é uma interface padrão para conectar dispositivos periféricos a um PC. Dependendo do padrão, geralmente ele pode conectar até 16 dispositivos periféricos usando um único barramento, incluindo um adaptador host. SCSI é usado para aumentar o desempenho, fornecer transmissão de transferência de dados mais rápida e fornecer maior expansão para dispositivos como unidades de CD-ROM, scanners, unidades de DVD e gravadores de CD. O SCSI também é freqüentemente usado com RAID, servidores, PCs de alto desempenho e redes de área de armazenamento. O SCSI possui um controlador encarregado de transferir dados entre os dispositivos e o barramento SCSI. Ele está embutido na placa-mãe ou um adaptador host é inserido em um slot de expansão na placa-mãe. O controlador também contém o sistema básico de entrada / saída SCSI, que é um pequeno chip que fornece o software necessário para acessar e controlar dispositivos. Cada dispositivo em um barramento SCSI paralelo deve receber um número entre 0 e 7 em um barramento estreito ou 0 e 15 em um barramento mais largo. Esse número é chamado de ID SCSI. IDs SCSI seriais mais recentes, como serialattached SCSI (SAS), usam um processo automático que atribui um número de 7 bits com o uso de iniciadores de arquitetura de armazenamento serial.
Definirtec explica Small Computer System Interface (SCSI)
Dispositivos periféricos são conectados à CPU por meio de barramentos e interfaces, e SCSI é a interface mais comum para conectar esses dispositivos. A eficiência do SCSI é o principal motivo de sua disseminação. SCSI foi revolucionário em relação à transferência de dados e compatibilidade quando comparado às interfaces de transferência de dados paralelas usadas nos dias anteriores. SCSI também permite compatibilidade com versões anteriores onde os dispositivos eram compatíveis com versões anteriores de SCSI. Esses dispositivos ainda podem ser conectados a uma versão mais recente do SCSI, mas a taxa de transferência de dados será mais lenta. O SCSI original usava um barramento paralelo SCSI.
A arquitetura SCSI serial foi introduzida em 2008, que é muito mais rápida e confiável do que o barramento paralelo SCSI. O protocolo de Internet usado é o Internet SCSI. Essa interface não possui atributos físicos e usa TCP / IP para transmitir dados. SCSI foi estabelecido em 1978 pela Shugart Associates System Interface e industrializado em 1981. O pioneiro da tecnologia foi gerado por Larry Boucher, que trabalhou na Shugart Associates e mais tarde na Adaptec, uma empresa que produzia SCSI, serial ATA, serial anexado SCSI e suporte adaptadores de host. O SASI foi projetado como uma interface entre uma unidade de disco rígido e um PC host para comunicação de dados. Ele apresentava um conector de fita plana de 50 pinos usando um barramento de paridade de 8 bits e suportava até 8 dispositivos. O SASI enviava dados em blocos com velocidade de clock de 5 MHz e rodava de forma assíncrona a 3.5 MBps ou 5 MBps em modo síncrono.
Em 2000, o Ultra 640 SCSI tinha uma velocidade de clock de 160 MHz, o que causava problemas com o cabeamento paralelo. Para solucionar o problema, o SCSI serial foi adaptado. As conexões de dispositivos agora podem ser trocadas a quente e são compatíveis com conexão serial de tecnologia avançada a um custo menor. Com o uso de loop arbitrado de canal de fibra e cabos de fibra óptica, a velocidade do clock subiu para 4 GHz. O SCSI pode suportar dispositivos SCSI externos e internos usando um conector. Os dispositivos internos são conectados por um único cabo de fita. O cabo de fita SCSI paralelo interno geralmente tem dois ou mais conectores de 50, 68 ou 80 pinos. Dispositivos externos usam uma porta. O cabo externo geralmente é blindado e possui conectores de 50 ou 69 pinos em cada extremidade, dependendo do padrão de barramento SCSI. Há também um único anexo de conector, que é uma conexão interna incluída em duas versões.
Todos os dispositivos SCSI e o adaptador host suportam uma única ligação em série. Uma ligação em cadeia conecta os dispositivos em uma série de nós, um após o outro, usando a configuração de hardware. A interface SCSI oferece suporte a vários dispositivos, dependendo da versão SCSI. A vantagem de uma ligação em cadeia é a capacidade de adicionar um nó adicional em qualquer lugar da cadeia. Cada dispositivo na cadeia pode ajustar um ou mais sinais antes de transmitir para o próximo dispositivo. O SCSI-2 suporta 16 dispositivos, o ultra SCSI suporta de 5 a 8 e o ultra-320 SCSI suporta 16. O SCSI serial conectado adaptado em 2010, pode suportar até 16,256 dispositivos endereçáveis por porta com uma taxa de transferência de até 3 Gbps.