Definição – o que significa proteção de dados?
A proteção de dados é o processo de proteção de dados e envolve a relação entre a coleta e disseminação de dados e tecnologia, a percepção e expectativa pública de privacidade e os fundamentos políticos e jurídicos que cercam esses dados. Seu objetivo é encontrar um equilíbrio entre os direitos de privacidade individuais, ao mesmo tempo que permite que os dados sejam usados para fins comerciais.
A proteção de dados também é conhecida como privacidade de dados ou privacidade de informações.
Definirtec explica a proteção de dados
A proteção de dados deve sempre ser aplicada a todas as formas de dados, sejam eles pessoais ou corporativos. Trata-se tanto da integridade dos dados, proteção contra corrupção ou erros, quanto da privacidade dos dados, sendo acessível apenas àqueles que tenham privilégio de acesso aos mesmos.
O contexto da proteção de dados varia e os métodos e extensão também variam para cada um; existe protecção de dados a nível pessoal, de empresas ou entidades públicas, e de dados tão classificados que nunca deveriam cair nas mãos de terceiros além dos seus proprietários – ou seja, ultrassecretos.
Nos Estados Unidos, a privacidade de dados não é altamente regulamentada, portanto, por extensão, não existem leis de proteção de dados rígidas aplicáveis, embora isso esteja mudando rapidamente à medida que as pessoas se conscientizam do valor da privacidade e da proteção de dados. No Reino Unido, entretanto, o corpo legislativo aprovou a Lei de Proteção de Dados de 1998, uma revisão da Lei básica de 1984, que estabelecia regras para usuários de dados e definia os direitos dos indivíduos em relação aos dados diretamente relacionados a eles. A lei entrou em vigor em 1º de março de 2000. A própria lei se esforça para equilibrar os direitos individuais à privacidade e a capacidade de mais organizações públicas usarem esses dados no processo de condução de negócios. A lei dá orientações, oito princípios, que um controlador de dados deve observar ao lidar com dados pessoais no curso de seus negócios, em nome da proteção. Esses princípios vão no sentido de terem sido obtidos de forma justa e legal, a não deixar o país ou território a menos que sob certas condições de proteção. No entanto, nem todos os países têm leis de proteção de dados.