Definição – o que significa antena parabólica?
Uma antena parabólica é um dispositivo de telecomunicações usado para enviar e receber sinais de microondas. É uma antena em forma parabólica usada para transmissão e transmissão de dados.
A principal função de uma antena parabólica é converter sinais de micro-ondas em sinais elétricos que podem ser usados por um computador, televisão e outros dispositivos. Os sinais de baixa frequência podem ser recebidos pelos pratos maiores, enquanto os pequenos pratos são usados para os sinais de alta frequência.
As antenas parabólicas são usadas para todos os tipos de comunicação de dados. Os sinais podem ser enviados a qualquer lugar sem ter quilômetros de cabos.
Um satélite também pode ser conhecido como antena parabólica.
Definirtec explica a antena parabólica
Os princípios de funcionamento por trás das antenas parabólicas são tão simples quanto uma conexão de cabo convencional. Um transmissor de satélite é usado para enviar os sinais pelo ar para refleti-los em um satélite. Esses sinais podem ser recebidos em qualquer lugar do mundo com a ajuda de receptores acoplados a antenas parabólicas.
As primeiras antenas parabólicas eram grandes e volumosas, mas desde então diminuíram para menos de XNUMX centímetros de diâmetro.
Existem três tipos básicos de antenas parabólicas:
- Antenas parabólicas acionadas por motor: configuradas com um motor de passo. Eles podem ser controlados do céu e movidos para uma posição adequada de acordo com uma posição de satélite.
- Antenas de múltiplos satélites: Suporta vários refletores que lhes permitem receber sinais de vários locais simultaneamente. Os refletores adicionais são colocados verticalmente para capturar todos os sinais que são originados de diferentes locais.
- Pratos de Terminal de Abertura Muito Pequeno (VSAT): Empregados tanto para redes de consumidores quanto para operações de redes privadas. VSAT é a antena parabólica mais comumente usada no mundo.