Definição – o que significa a camada 4?
A camada 4 refere-se à quarta camada do modelo OSI (Open Systems Interconnection), conhecida como camada de transporte. Ele fornece a transmissão ou transferência transparente de dados entre sistemas ou hosts finais e é responsável pela recuperação de erros ponta a ponta, bem como pelo controle de fluxo.
Como o nome sugere, a camada de transporte garante transferências de dados completas.
Definirtec explica a camada 4
A camada 4 fornece a transferência de dados e serviços de comunicação de host a host ou de ponta a ponta para aplicativos que usam a estrutura em camadas do modelo OSI. A camada 4 fornece serviços como suporte a fluxo de dados orientado à conexão, controle de fluxo, multiplexação e confiabilidade.
O modelo TCP / IP é a base da Internet e as implementações da camada de transporte estão contidas nele. Enquanto isso, o modelo OSI para rede geral também contém implementações da camada de transporte, que são diferentes do modelo TCP / IP, e aqui é geralmente referido como Camada 4.
A camada 4 é responsável pela entrega de dados aos processos de aplicativos apropriados em execução em computadores host, o que envolve a multiplexação estatística de vários dados de diferentes processos de aplicativos. Isso envolve a criação de pacotes de dados a partir de dados brutos e a adição de especificações de origem e destino, como números de porta.
Trabalhando junto com os endereços IP de destino, essas portas formam um soquete de rede ou simplesmente o endereço de identificação da comunicação processo a processo. A camada de sessão, Camada 5, oferece suporte a esse processo no modelo OSI. Alguns protocolos comuns usados na camada 4 OSI são:
- Protocolo de datagrama de usuário (UDP)
- UDP Lite
- UDP cíclico (CUDP)
- UDP confiável (RUDP)
- Protocolo de transação AppleTalk (ATP)
- Multipath TCP (MTCP)
- Protocolo de controle de transações (TCP)
- Sequenced Packet Exchange (SPX)