Definição – O que significa Licença de Usuário Nomeado?
Uma licença de usuário nomeado é uma licença exclusiva de direitos atribuídos a um único usuário de software nomeado. O usuário será nomeado no contrato de licença. As licenças de usuário nomeado podem ser compostas de “licenças de instalação única”, mais comumente conhecidas como “contas de licença por volume”. A licença de usuário nomeado é emitida para nomes de usuário conhecidos ou uma lista de endereços de e-mail em alguns casos.
Uma definição mais ampla envolve licenças de usuário nomeado específicas para um usuário que normalmente é licenciado para usar um produto em vários computadores; embora o tipo mais comum de licença de usuário nomeado permita que os usuários façam logon em, no máximo, três computadores.
Licenças de usuário nomeado simultâneas são outro tipo de licença que permite que os usuários façam logon em vários computadores, mas são restritas ao número de usos. Por exemplo, uma licença simultânea de processador de texto pode ser usada por 50 pessoas em momentos variados, mas apenas 10 podem usá-la de cada vez (simultaneamente).
Os detalhes das licenças simultâneas podem variar amplamente, dependendo das políticas de licenciamento da organização emissora.
Definirtec explica a Licença de Usuário Nomeado
Após a compra do software, o nome do usuário é listado no contrato de licença do usuário nomeado. Isso permite que o usuário seja o único com permissão para acessar e usar o produto. Licenças de usuário nomeado para software específico permitem que o usuário execute instalações infinitas do software, mas somente eles podem acessá-lo, muitas vezes com limitações de quantos computadores podem executá-lo simultaneamente.
A Microsoft usa licenças de usuário nomeado na maioria de seus sistemas operacionais (SOs) Windows. Sob uma licença de usuário nomeada do Windows, a licença restringe a instalação a não mais que três computadores.
Um programa de licenciamento por volume também pode ser uma licença de usuário nomeado, em que o nome na licença é o nome de uma organização, permitindo que qualquer pessoa que a organização autorize a usar o produto. Isso é apropriado para o uso amplo de um produto em uma organização e geralmente se aplica ao licenciamento de um mínimo de cinco, até um número máximo ilimitado de usuários.
A ideia é oferecer uma licença com um grande desconto para vários usuários, como seria comum com um produto que todos precisam, por exemplo, um software de processamento de texto.