Definição – O que significa Relational Database Design (RDD)?
O design de banco de dados relacional (RDD) modela informações e dados em um conjunto de tabelas com linhas e colunas. Cada linha de uma relação / tabela representa um registro, e cada coluna representa um atributo de dados. A Structured Query Language (SQL) é usada para manipular bancos de dados relacionais. O projeto de um banco de dados relacional é composto por quatro etapas, onde os dados são modelados em um conjunto de tabelas relacionadas. As etapas são:
- Definir relações / atributos
- Defina as chaves primárias
- Definir relacionamentos
- Normalização
Definirtec explica design de banco de dados relacional (RDD)
Os bancos de dados relacionais diferem de outros bancos de dados em sua abordagem para organizar dados e realizar transações. Em um RDD, os dados são organizados em tabelas e todos os tipos de acesso aos dados são realizados por meio de transações controladas. O design de banco de dados relacional satisfaz as propriedades ACID (atomicidade, consistência, integridade e durabilidade) exigidas de um design de banco de dados. O design de banco de dados relacional exige o uso de um servidor de banco de dados em aplicativos para lidar com problemas de gerenciamento de dados.
Os quatro estágios de um RDD são os seguintes:
- Relações e atributos: As várias tabelas e atributos relacionados a cada tabela são identificados. As tabelas representam entidades e os atributos representam as propriedades das respectivas entidades.
- Chaves primárias: o atributo ou conjunto de atributos que ajudam a identificar de forma única um registro é identificado e atribuído como a chave primária
- Relacionamentos: Os relacionamentos entre as várias tabelas são estabelecidos com a ajuda de chaves estrangeiras. Chaves estrangeiras são atributos que ocorrem em uma tabela que são chaves primárias de outra tabela. Os tipos de relacionamento que podem existir entre as relações (tabelas) são:
- Um a um
- Um para muitos
- Muitos para muitos
Um diagrama entidade-relacionamento pode ser usado para representar as entidades, seus atributos e o relacionamento entre as entidades de uma forma diagramática.
- Normalização: é o processo de otimização da estrutura do banco de dados. A normalização simplifica o design do banco de dados para evitar redundância e confusão. As diferentes formas normais são as seguintes:
- Primeira forma normal
- Segunda forma normal
- Terceira forma normal
- Forma normal de Boyce-Codd
- Quinta forma normal
Ao aplicar um conjunto de regras, uma tabela é normalizada nas formas normais acima de uma maneira linearmente progressiva. A eficiência do design fica melhor a cada grau mais alto de normalização.