Definição – O que significa Switching Fabric?
A malha de comutação é uma topologia de rede em que diferentes nós de rede ou terminais se conectam por meio de uma série de comutadores, geralmente comutadores de barra cruzada. A topologia é usada em redes de alta velocidade como canal de fibra, InfiniBand e RapidIO. Isso é o oposto de redes mais lentas, como as primeiras iterações de redes Ethernet e de broadcast, porque distribui o tráfego por vários links físicos. Quanto mais switches e linhas físicas, melhor rendimento e tolerância à interrupção da rede a rede tem.
Tecido comutado também pode ser conhecido como tecido comutado ou simplesmente tecido.
Definirtec explica Switching Fabric
Switching fabric é uma combinação de hardware e software que controla o tráfego de e para um nó de rede com o uso de vários switches. Os dados entram em uma porta e saem por outra. É independente do roteador e da tecnologia de infraestrutura de barramento que está sendo usada para mover dados entre os nós. Geralmente faz uso de memória compartilhada e buffers de dados. Esta topologia é bastante complexa e isso se reflete em seu nome, que se assemelha a uma malha, desmentindo uma complexa grade de conexões, caminhos de comutação e nós presentes na rede. O termo também é usado livremente para se referir coletivamente a todo o hardware e software de comutação na rede.
Um bom exemplo disso é a topologia de malha comutada de canal de fibra (FC-SW), em que os dispositivos na rede são conectados entre si por meio de um ou mais comutadores de canal de fibra. Quanto mais nós houver na rede, mais complexa se torna a formação de uma rede em malha. Isso pode ficar muito caro porque os switches são dispositivos caros. No entanto, essa topologia pode ser uma das mais escaláveis, pois permite a conexão de dispositivos até o limite teórico de 16 milhões de dispositivos.