Definição – o que significa banco de dados não relacional?
Um banco de dados não relacional é um banco de dados que não incorpora o modelo de tabela / chave que os sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional (RDBMS) promovem. Esses tipos de bancos de dados exigem técnicas e processos de manipulação de dados projetados para fornecer soluções para os problemas de big data que as grandes empresas enfrentam. O banco de dados não relacional emergente mais popular é chamado NoSQL (Not Only SQL).
Definirtec explica Banco de Dados Não Relacional
A maioria dos bancos de dados não relacionais é incorporada a sites como Google, Yahoo !, Amazon e Facebook. Esses sites apresentam uma série de novos aplicativos todos os dias com milhões e milhões de usuários, portanto, eles não seriam capazes de lidar com grandes picos de tráfego com as soluções RDBMS existentes. Como o RDBMS não pode lidar com o problema, eles mudaram para um novo tipo de DBMS que é capaz de lidar com dados de escala da Web de uma maneira não relacional.
Um aspecto interessante de um banco de dados não relacional como o NoSQL é a escalabilidade. NoSQL usa o sistema BASE (basicamente disponível, soft-state, eventualmente consistente). Os bancos de dados não relacionais abrem mão da forma de tabela de linhas e colunas que os bancos de dados relacionais usam em favor de estruturas especializadas para armazenar dados, que podem ser acessados por APIs de consulta especiais. A persistência é um elemento importante nesses bancos de dados. Para habilitar uma taxa de transferência rápida de grandes quantidades de dados, a melhor opção de desempenho é “na memória”, em vez de ler e gravar em discos.
Os bancos de dados relacionais utilizam o sistema ACID, que garante a consistência dos dados em todas as situações de gerenciamento de dados, mas obviamente leva mais tempo para processar por causa de todas essas relações e sua natureza ramificada. No entanto, o sistema BASE afrouxou os requisitos de consistência para obter melhor disponibilidade e particionamento para melhor escalabilidade.