Definição – O que significa memória somente leitura programável apagável eletricamente (EEPROM)?
A memória somente leitura programável apagável eletricamente (EEPROM) é um sistema de armazenamento de memória estável e não volátil usado para armazenar quantidades mínimas de dados em computadores e sistemas eletrônicos e dispositivos, como placas de circuito. Esses dados podem ser armazenados, mesmo sem uma fonte de alimentação permanente, como configuração do dispositivo ou tabelas de calibração.
Se armazenar grandes volumes de dados estáticos (como em unidades USB), certos tipos de EEPROM (como memória flash) são mais econômicos do que os dispositivos EEPROM convencionais.
Definirtec explica a memória somente leitura programável apagável eletricamente (EEPROM)
A EEPROM, com a ajuda de um campo elétrico, é apagável e reprogramável, mas com vida útil mais curta. Isso significa que só pode ser reprogramado dezenas a centenas de milhares de vezes. Isso é muito mais limitado do que a moderna EEPROM, que pode ser reprogramada um milhão de vezes. Além disso, para realizar uma regravação, os chips EEPROM devem ser completamente apagados, ao contrário de outros modelos de memória somente leitura (ROM).
A seguir estão as categorias de interface elétrica primária para dispositivos EEPROM:
- Barramento serial: O EEPROM serial geralmente funciona em três fases diferentes – Fase de Endereço, Fase de Dados e Fase de Código OP. Os tipos mais familiares de interface serial são Microwire, SPI, 1-Wire, I²C e UNI / O.
- Barramento paralelo: Um dispositivo EEPROM paralelo geralmente inclui um barramento de dados de oito bits e um barramento de endereço amplo o suficiente para o manuseio total da memória. A maioria dos dispositivos inclui pinos de proteção contra gravação e seleção de chip. Muitos microcontroladores também incluem EEPROM paralela integrada.
EEPROM é usado principalmente em dispositivos (como potenciômetros digitais, sensores de temperatura digitais e relógios em tempo real) para salvar a calibração ou dados semelhantes que são necessários quando a energia é desligada ou removida.
EEPROMs são reconhecidos como matrizes de transistores de porta flutuante.