Definição – o que significa rede local (LAN)?
Uma rede local (LAN) é uma rede de computadores dentro de uma pequena área geográfica, como uma casa, escola, laboratório de informática, prédio de escritórios ou grupo de edifícios.
Uma LAN é composta por estações de trabalho e computadores pessoais interconectados, cada um capaz de acessar e compartilhar dados e dispositivos, como impressoras, scanners e dispositivos de armazenamento de dados, em qualquer lugar da LAN. As LANs são caracterizadas por maiores taxas de comunicação e transferência de dados e pela falta de qualquer necessidade de linhas de comunicação alugadas.
Definirtec explica a rede local (LAN)
Na década de 1960, grandes faculdades e universidades tiveram as primeiras redes locais (LAN). Em meados da década de 1970, a Ethernet foi desenvolvida pela Xerox PARC (Xerox Palo Alto Research Center) e implantada em 1976. O Chase Manhattan Bank em Nova York teve o primeiro uso comercial de uma LAN em dezembro de 1977. No final dos anos 1970 e início dos anos 1980, era comum ter dezenas ou centenas de computadores individuais localizados no mesmo site. Muitos usuários e administradores foram atraídos pelo conceito de vários computadores compartilhando espaço em disco caro e impressoras a laser.
De meados da década de 1980 até a década de 1990, o Netware da Novell dominou o mercado de software de LAN. Com o tempo, concorrentes como a Microsoft lançaram produtos comparáveis ao ponto em que hoje em dia a rede local é considerada funcionalidade básica para qualquer sistema operacional.