Polimorfismo

Definição – o que significa polimorfismo?

Polimorfismo é um conceito de programação orientada a objetos que se refere à capacidade de uma variável, função ou objeto de assumir várias formas. Uma linguagem que apresenta polimorfismo permite que os desenvolvedores programem no geral, em vez de programar no específico.

Definirtec explica polimorfismo

Em uma linguagem de programação que exibe polimorfismo, objetos de classes pertencentes à mesma árvore hierárquica (herdada de uma classe base comum) podem possuir funções com o mesmo nome, mas cada uma com comportamentos diferentes.

Como exemplo, suponha que haja uma classe base chamada Animals, da qual as subclasses Horse, Fish e Bird são derivadas. Suponha também que a classe Animals tem uma função chamada Move, que é herdada por todas as subclasses mencionadas. Com o polimorfismo, cada subclasse pode ter sua própria maneira de implementar a função. Assim, por exemplo, quando a função Move é chamada em um objeto da classe Horse, a função pode responder exibindo trote na tela. Por outro lado, quando a mesma função é chamada em um objeto da classe Peixe, a natação pode ser exibida na tela. No caso de um objeto Bird, ele pode estar voando.

Na verdade, o polimorfismo reduz o trabalho do desenvolvedor porque ele agora pode criar uma espécie de classe geral com todos os atributos e comportamentos que ele prevê para ela. Quando chegar a hora de o desenvolvedor criar subclasses mais específicas com certos atributos e comportamentos exclusivos, o desenvolvedor pode simplesmente alterar o código nas partes específicas onde os comportamentos diferem. Todas as outras partes do código podem ser deixadas como estão.

Esta definição foi escrita no contexto da Programação Geral