Definição – o que significa privilégios administrativos?
Os privilégios administrativos são a capacidade de fazer alterações importantes em um sistema, normalmente um sistema operacional. Também pode significar grandes programas de software, como um sistema de gerenciamento de banco de dados. Em sistemas operacionais modernos, os privilégios administrativos são acessados usando uma ferramenta de escalonamento de privilégios em que os usuários devem fornecer uma senha administrativa, como UAC no Windows ou sudo nos sistemas Linux.
Definirtec explica os privilégios administrativos
Os sistemas operacionais modernos precisam se proteger contra danos a arquivos de configuração importantes e alterações não autorizadas. A principal maneira de fazer isso é por meio de privilégios administrativos que dividem os usuários em usuários comuns e administradores. Os administradores podem fazer alterações na configuração do sistema, adicionar e remover programas, acessar qualquer arquivo e gerenciar outros usuários no sistema. Os usuários administrativos geralmente devem se autenticar antes de realizar grandes alterações. O Windows usa UAC (Controle de Conta de Usuário) para solicitar aos usuários que confirmem uma tarefa administrativa. O Mac OS X e o Linux usam sudo para solicitar uma senha aos usuários administrativos.
Outros grandes pacotes de software com muitos usuários também distinguem entre usuários comuns e administradores. Normalmente, são sistemas de gerenciamento de banco de dados como Oracle e MySQL.